sábado, 22 de dezembro de 2012

Viva as férias escolares!!!

Amig@s
Estamos no mês de dezembro, mais um ano que termina e outro que se inicia e com ele novas expectativas e planos. Tudo lindo, tudo perfeito e seguimos cantarolando, certo? Errado, dezembro significa início das férias escolares dos filhos, pequenos ou adolescente, todos eles entram de férias, menos você, é claro!
Os pais que seguem sua rotina de trabalho, e não tiram férias junto com os filhos, provavelmente já se organizaram para encarar esses longos meses com os pimpolhos em casa. Mas todos, sem exceção, poderão ter alguns momentos de sufoco, já que as crianças acabam ficando um pouco entediadas com tanto tempo livre e, assim, prontos para se envolverem em algumas traquinagens.
Quando eu era criança a minha avó paterna me adotava durante todo o período de férias escolares, mas hoje, como todos têm tantas responsabilidades profissionais, inclusive os avós, essa já não é uma opção para muitos de nós. As colônias de férias também são uma boa pedida, mas não estão disponíveis para todos, então as crianças acabam ficando em casa e se revezando entre idas e vindas nas casas dos amigos.
Então, se você (assim como eu) estiver vivendo a "crise das férias escolares" seguem algumas dicas que acho que valem a pena experimentar, pelo menos se não funcionarem de fato, nos trarão alguns momentos de descontração e diversão junto com nossos filhos, sejam pequenos ou grandes.

Dica nº 1 - Paciência - Nessas situações de stress é a primeira habilidade a ser desenvolvida. Segundo o site Universia Brasil¹, existem 6 segredos para desenvolver esse auto-controle,  então siga os passos indicados e curta as férias junto com seus filhos.

Dica nº 2 - Relaxe e curta - Sei que parece ser utopia, mas é possível sim, se dê uma folga da correria do dia a dia, se permita dormir e acordar mais tarde, e assistir e acompanhar seus programas e sites preferidos. Assista os desenhos e jogue vídeo games com seus filhos e os leve para passear sempre que possível, assim eles não ficarão tão entediados e a probabilidade de aprontarem alguma travessura será menor. Há! E não se esqueça da bela história ou conversa ao pé da cama, antes de dormir dá uma passadinha no quarto dos seus pimpolhos e se prepare para o bate-papo.

Dica nº 3 - Oficinas de Arte - É a dica mais difícil para alguns, pois surgirão pensamentos como "não sou artista plástico" ou "não gosto de bagunça", não venha com desculpas, você precisa relaxar e canalizar a atenção dos seus filhos e essa é uma ótima forma para aqueles que têm dificuldade em praticar a dica nº 4 (assim como eu!). A primeira atitude é definir o local para essa aula de arte: pode ser um espaço na varanda, a área de lavanderia de sua casa ou até sua sala de visitas (se você for forte o suficiente para suportar a bagunça!); depois defina o que quer fazer e providencie os materiais necessários, vale todo tipo de arte: massa de modelar; argila (esta exige uma técnica mais profissional); pintura com canetinhas, lápis de cor ou tinta guache em folhas de papel sulfite ou telas para pintura; conserto e pátina em móveis; construção de brinquedos com sucatas; e o que mais sua imaginação permitir. Existem vários programas infantis, em canais por assinatura, que podem te ajudar nessa empreitada, mas se não tiver acesso a essa fonte de informação a internet também poderá ser sua aliada nessa jornada. Não se esqueça de permanecer com as crianças durante todo o processo criativo, se não...alguns dos seus móveis, paredes e objetos prediletos podem sofrer algumas estilizações.

Dica nº 4 - Atividades ao ar livre - Organize alguns finais de semana para passearem juntos, pode ser pra um lugar paradisíaco, andar de bicicleta numa praça da cidade ou acampar no quintal de casa, sejamos criativos, isso trará proximidade e todos poderão se divertir, lembre-se, nada de correria, e se possível não leve o celular, pois todos os minutos sem as distrações tecnológicas são importantes nessa hora.


Dica nº 5 - Cinema em casa - Essa provavelmente é a dica mais divertida e gostosa que vocês poderão experimentar nessas férias, alugue um filme ou desenho (que corresponda a faixa etária das crianças) estoure umas pipocas, feche as cortinas e se reúnam pra encarar essa sessão de cinema, isso pode virar uma brincadeira, você poderá sugerir a confecção de convites para que os amigos de seus filhos também participem. Enfim, é super divertido, mas não vale ficar brigando com as crianças, provavelmente essa sessão vai virar uma bagunça, e não se esqueça de incentivar a organização da sala de cinema depois da chuva de pipocas!

Poderíamos passar o dia trocando experiências de como nós, pais, vamos nos divertir nessas férias escolares, mas penso que essas dicas poderão ser o primeiro passo para sua brainstorming (tempestade de idéias), então prepare-se e enfrente essa etapa com guarra e positividade. Lembre-se: todas as experiências que seus filhos viverem com você nesse período ficarão marcados para o resto da vida deles e da sua também, então aproveite esses momentos e "Viva as férias escolares!" \o/

Por Priscila Messias
Pedagoga, professora e mãe

Referência: ¹http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/03/29/920482/6-segredos-tornar-mestre-da-paciencia.html

Um comentário:

Unknown disse...

Só gostaria de comentar q nesses periodos de ferias onde as crianças ficam de boa, os pais deveriam relaxar qdo eles forem passar dias na casa de parentes ou amigos, pois eles estão sendo criados para o mundo e acho fundamental eles terem essas oportunidades...