segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Não deixe o medo te paralisar!

O mundo pode duvidar de você! Menos você... (Beatriz Nascimento)

Fui convidada a falar para um grupo de mulheres que estão retornando ou entrando no mercado de trabalho já na vida madura. Mulheres que foram instruídas a dedicar seus corpos, mentes e sonhos em prol de outros, como se para elas essa fosse a única forma de realização pessoal, mas que hoje se sentem arrependidas de não terem construído uma carreira profissional ou uma vida financeira independente e estão buscando, mesmo que tardiamente, essas conquistas.

Ainda existem mulheres que acreditam piamente que esse é o papel do feminino: de subserviência e submissão, tendo que viver à sombra, sonhando os sonhos e se realizando com as conquistas dos outros. E, numa regra quase que geral, quando percebem que seu sacrifício e dedicação não foram reconhecidos, muitas se tornam frustradas e tristes, pois fizeram muito para os outros e pouco para si mesmas. Em contrapartida existem aquelas que usam essa dor como alavanca para dar uma guinada e recomeçar sua história, mulheres corajosas que não sabem a força que têm e necessitam de motivação para dar início às suas conquistas pessoais e profissionais.

Imaginem uma mulher que passou parte da vida adulta sem (muitas vezes) tomar decisões, sem criar expectativas para si mesma, ou dirigir sua própria vida tendo que enfrentar esse mundo competitivo e seletivo. Ao contrário do que muitos pensam e afirmam, não é fácil recomeçar uma vida sozinha, sem o apoio e, principalmente, sem uma segurança financeira.

Essa nova perspectiva gera muito medo, algo que faz parte da formação do ser humano, e que é, inclusive, muito importante para que fujamos dos perigos. Mas, ao mesmo tempo que o medo deve existir, ele pode ser extremamente negativo se deixarmos que tome todo o espaço de nossa vida, podemos ficar paralisados e impedidos de dar passos importantes e alcançar sonhos e metas. É normal nos sentirmos inseguros frente ao desconhecido, mas não estagnados. Mesmo que tomemos algumas decisões erradas ou que nossas tentativas sejam frustradas, não podemos deixar de insistir, é preciso acreditar e seguir!

Essa experiência me fez refletir sobre como a vida nos oportuniza sempre recomeçar, mas, antes, precisamos, vencer nossos medos para não ficarmos feito estátuas vendo nossas possibilidades passarem a nossa frente sem que possamos agarrá-las. Aquelas mulheres disseram que foi muito importante o que eu fui dizer a elas, que minhas palavras as encorajaram, mas mal sabem elas que a determinação e coragem que elas me passaram foram o que me fez ganhar o dia e perceber como é importante vencer os medos e correr atrás de minhas realizações.

Obrigada!
Por Priscila Messias

Nenhum comentário: