sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Mulher: Fuja!

Sei que nunca imaginamos que o cara que amamos, aquele com o qual dividimos nossos sonhos, nossa vida, possa ser capaz de nos fazer mal. Somos condicionadas a buscar e acreditar na história do "príncipe encantado", aquele que nos protegerá dos perigos, e acaba que confundimos toda atitude, mesmo que abusiva, como forma de demonstração de cuidado e amor, e nesse engano muitas vezes o que a princípio parecia um sonho acaba se tornando um pesadelo.

Temos tido notícias, com mais frequência de que gostaríamos, de mulheres que foram vítimas de seus parceiros, que foram agredidas ou mortas por homens que um dia lhes fizeram juras de amor e compartilhou com elas sua história. Mulheres vítimas da violência do machismo.

Eu vivi um relacionamento abusivo, sei bem o que é ser subjugada, humilhada, ter seu direito de ir e vir tomado, perder oportunidades de crescimento pessoal, profissional e intelectual. Sei o que é procurar a ajuda de alguém e ouvir frases como: "casamento é isso", "homem é assim mesmo", "ore a Deus e espere que um dia essa prova vai passar", "se ele faz isso é porque você permite", "pense em seus filhos, como vão crescer sem um pai, uma família?", e me sentir envergonhada e culpada por estar naquele relacionamento. Sei também como é se sentir pequena demais para reagir a qualquer investida ou incapaz de sair dessa relação de poder sobre meu corpo, minhas escolhas e vontades. Mas, mediante a tudo isso, hoje posso dizer com propriedade que é possível sair desse aprisionamento, dessa relação que te degrada e te destrói.

Relacionamentos abusivos facilmente partem para violentos, e muitas irmãs por conta do envolvimento afetivo, por vergonha, por viver numa ilusão de melhora ou pela dependência financeira, acabam estendendo seu sofrimento e se colocando em riscos cada vez maiores. Nada é mais importante que sua integridade e sua vida. Procure conversar com pessoas sensatas, na maior parte das vezes nossos pais e amigos mais próximos nos alertam sobre o abuso, precisamos ouvir e nos proteger. No primeiro sinal de que está em um relacionamento abusivo (controle, proibições, ameaças, ciúmes, agressões verbais, etc): FUJA!

Mas, se você já está num relacionamento como esse trago algumas SUGESTÕES que podem vir te ajudar até que você consiga se livrar dessa opressão:

1. Se sofrer qualquer tipo de agressão (psicológica, emocional, patrimonial ou física) NÃO TENHA VERGONHA, procure alguém ou algum grupo de assistência e compartilhe seu sofrimento - DENUNCIE;

2. Em vista de uma agressão física, PROCURE SE AFASTAR de seu algoz, se recolha em um cômodo, se possível tranque a porta e não saia de lá até que tenha a certeza de que não corre mais riscos;

3. Em caso de violência verbal, NÃO TENTE GANHAR NO GRITO, aquiete seu orgulho nesse momento e não responda. Não queira debater, ele não está aberto ao diálogo;

4. Em situação de vulnerabilidade: CORRA! Se afaste do perigo;

5. Se, após o seu afastamento, o indivíduo propor um encontro para conversarem: NÃO VÁ! Nem a companhia de seus familiares pode garantir sua integridade física.

Saia desse relacionamento, pode parecer impossível, mas VOCÊ É CAPAZ de se reerguer emocional, psicológica e financeiramente. E lembre-se sempre: A CULPA NÃO É SUA! (NADA justifica uma atitude de dominação.)

Sei que mesmo com todo esse cuidado, ainda estamos sujeitas à qualquer tipo de violência, porque o machismo em nossa estrutura social é solidificado, mascarado e justificado. Precisamos nos unir, falar sobre isso, educar noss@s filh@s para que entendam que DOMINAÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE AMOR!

Amigas, se protejam e fujam....por favor, fujam!

Nenhum comentário: