segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Estamos em construção

Um dos pontos mais importantes do feminismo é viver uma mudança nas estruturas da sociedade, queremos um mundo em que tenhamos direitos e deveres igualmente repartidos e que possamos agir como bem quisermos. Então para tal, é necessário que os homens entendam e defendam o mesmo ponto de vista.

Estou no meu segundo casamento e meu marido é desses homens desconstruídos que temos visto por aí, temos um filho juntos e já entrei nesse relacionamento com dois filhos do meu primeiro casamento, ou seja, temos 3 crianças dentro de casa, além de uma cadela e uma gata. Eu trabalho dois turnos diariamente, estou sempre estudando, além de ter que cumprir as responsabilidade com os filhos e a casa, e tentar ter uma vida social.

Pois bem, não dou conta de tudo, sem meu marido ao meu lado, dividindo as tarefas diárias teria que abrir mão dos meus estudos e vida social, pois é impossível dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo. Dentro dos padrões sociais a que estamos acostumados, eu sou uma mulher que não dá a atenção devida aos filhos e ao marido, já me culpei por isso, agora não mais, aprendi que eu preciso fazer por mim também, que posso me dar ao luxo de me cuidar ou sentar na frente da TV para ver um filme.

Nos dias da entrega dos meus trabalhos acadêmicos, não tenho tempo para cuidar dos meninos, limpar a casa e fazer a refeição, quem faz isso tudo é meu parceiro, ele dá atenção para o pequeno, se dispõe a intervir nas "tretas" dos maiores e ainda providencia a comida, enquanto estou queimando meus miolos para entregar minhas tarefas dentro do prazo. De igual modo, quando meu amado quer realizar seus "pedais" durante seus intervalos de uma atividade ou outra, quer tomar uma cerveja com os amigos ou precisa tirar um cochilo antes de enfrentar outra jornada de trabalho, tenho que respeitar suas necessidades.

Existe algo errado nessa relação? Acredito que não! Estamos constantemente nos ajustando e procurando atender a necessidade do outro, e para isso é preciso "desconstruir" muitos conceitos e construir outros padrões e valores. Minha vida é bem mais leve ao lado dele, mesmo tendo filhos, trabalho, estudos e tudo mais. Sou a sua parceira e não sua sub ou sua auxiliadora como muitos insistem em rotular suas esposas, ele entende que essa relação não deve ser desigual e que pra dar certo é preciso divisão de tarefas e busca pelas realizações pessoais e familiares.

Por isso que amo esse homem e quero viver muitos anos ao lado dele construindo uma relação forte e de igualdade.

Um abraço a tod@s
Por Priscila Messias

Nenhum comentário: