sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Sou negra sim!

Não sou branca nem preta,
me chamam de morena, mulata ou parda, enfim...
fazem de tudo para me tirar a negritude
e o sangue crioulo que corre em mim.

Alguns dizem que tenho sorte,
de minha pele mais clara ser.
Mas não é sorte ter tido uma ancestral violada
tentando seu povo embranquecer.

Ainda assim sou filha de Dandara, Tereza e Aqualtune
Que não se deixaram vencer
Lutaram, resistiram e deixaram o seu legado
e uma forte mulher me encorajam a ser.

Na verdade, acho que tenho sorte mesmo.
Sorte de ter o espírito da África em mim.
Sorte de ter os cabelos crespos, os lábios carnudos e um largo nariz.
Sorte de poder dizer que sou negra sim!

Por Priscila Messias para todas as mulatas, pardas, negras da cor roubada.


https://alagoas200.com.br/noticias/historia/2017/9/5592-princesas-negras-simbolos-de-coragem-e-resistencia-contra-a-escravidao-no-brasil

Nenhum comentário: